sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Projeto: Minha Língua, Minha Pátria.

05 de Novembro Dia Nacional da Língua Portuguesa.


No dia 05 de Novembro de 2009 a EEEM São José estará realizando o Projeto Minha Língua, Minha Pátria. OBJETIVO DO PROJETO

Contextualizar as diversas manifestações sócio-linguísticas que fazem da Língua Portuguesa uma constituinte de identidade do povo. PROGRAMAÇÃO
Dia 05/11/09
§ Abertura: 07h30min
§ Exposição de painéis
§ Sala de Leitura


Dia 05/11/09 (Manhã/Tarde)
§ Participação de cantores da terra
§ Concurso de poesias
§ Mostra musical
§ Apresentação de peça teatral
§ Continuação da exposição de painéis


Dia 05/11/09 (Noite)

§ Participação de cantores da terra
§ Concurso de poesias
§ Mostra musical
§ Apresentação de peça teatral
§ Eliminatória e final do concurso de poesias


Poema

Língua

Gosto de sentir a minha língua roçar
A língua de Luís de Camões
Gosto de ser e de estar
E quero me dedicar
A criar confusões de prosódia
E uma profusão de paródias
Que encurtem dores
E furtem cores como camaleões.
Gosto de Pessoa na pessoa
Da rosa no Rosa
E sei que a poesia está para a prosa
Assim como o amor está para a amizade.
E quem há de negar que esta é superior?
E deixa os portugais morrerem à míngua,
Minha pátria é minha língua.
(...)
Caetano Veloso.




“Desconhecer a língua pátria é vergonhoso; desrespeitá-la é afrontoso. O princípio da nacionalidade, do civismo e da própria cidadania começa com o respeito à língua pátria. Ame-a, cultive-a quanto puder!

Luis Antônio Sacconi (Professor de Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo)

Proponentes do Projeto: Professores de Língua Portuguesa, Literatura e Arte da EEEM São José.


Nenhum comentário:

Postar um comentário