quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Projeto Orgulho de Ser Negro - Ano IV

PROJETO ORGULHO DE SER NEGRO
No dia 25/11/2010, a EEEM São José realizou o Projeto Orgulho de Ser Negro, essa data foi marcada com a culminância de atividades pedagógicas e curriculares desenvolvidas durante o 3º bimestre na disciplina de História em parceria com as demais disciplinas que compõe a matriz curricular do Ensino Médio.

Justificativa
A história do Brasil não poderia ser contada sem a grande participação do povo africano, que no período da colonização, vieram como escravos, e tiveram papel importante na formação do povo brasileiro.
Todo o contexto histórico da escravidão negra no Brasil tem um significado importante aos seus descendentes que lutam por reconhecimento numa sociedade, que infelizmente ainda se cristaliza nos padrões tidos como brancos.
Esse reconhecimento histórico, não deve ser uma mera citação na história do Brasil, mas deve abranger na Escola momentos de discussão e reflexão a respeito do reconhecimento do povo africano na formação da sociedade brasileira.
Dessa forma, esse Projeto busca possibilitar reflexões, valorizando e resgatando a história dos negros no Brasil. E considerando a Lei Nº 10.639, assinada pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva, em janeiro de 2003, resultado da luta de professores afro-descendentes que desejam a inclusão de uma disciplina que realmente conte a verdadeira história da população negra na construção deste país, os professores de História da EEEM São José, incluíram na Proposta Pedagógica o dia 20 de Novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, para o desenvolvimento do Projeto Orgulho de Ser Negro.

Objetivos
• promover uma reflexão e reconhecimento da história dos negros no Brasil;
• Conhecer de forma critica e reflexiva, a importância histórica dos negros na formação da sociedade brasileira;
• Entender o conhecimento histórico afro-brasileiro, como parte do alicerce de explicação das transformações sociais, politicas, econômicas e culturais que a sociedade brasileira vivencia até os dias de hoje;
• Resgatar a memória das heranças africanas e afro-brasileiras, no desenvolvimento histórico da sociedade obidense.

Público Alvo

• Comunidade escolar São José
• Sociedade obidense.

Programação (25/11/2010)

• Tarde: 15 h
1. Abertura
- Composição da mesa
- Apresentação do Projeto

2. Heranças Culturais (1º Ano)

 Culinária
 Artesanato
 Música e Paródia
 Instrumentos Musicais
 Língua e Literatura
 Técnicas
 Vestuário
 Adereços
 Desfile dos Deuses

3. Ancestralidade e religiosidade (2º Ano)

Danças:
 Obaluaê
 Congar de Mamãe Oxum
 Morena da Angola
 Batuque de Mãe Negra
 Olodum
 Axé

Poesia
-Zumbi dos Palmares (Isaac Tavares)


4. O Negro na Atualidade (3º Ano)

Paródias e Dança

 Discriminação e exclusão dos afro descendentes
 Combate ao racismo
 Consequências sobre o afro-descendentes nos dias atuais
 Mestiçagem e multiculturalidade

5. Desfile da Beleza Negra (Um casal por turma)

Acompanhe as imagens:






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