segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Consumo Consciente




No dia 18/08/2014 em horário vespertino por volta das 14 horas, equipes de alunos da escola São José das séries do segundo ano do ensino médio, turmas 203 e 204 dirigiram-se em visita ao local denominado ‘’lixão’’ da cidade de Óbidos, com objetivo de observar a forma que estão sendo despejados os sacos plásticos utilizados em compras principalmente de área comercial cujo destino é o lixo doméstico e posteriormente dispensados para coleta pública.
Foi observado que não há seleção própria de materiais e que da forma como são coletados os resíduos, da mesma forma são despejados, tanto que o objeto da observação  pôde ser visto por todos os lugares que compõe o lixão (Sacos Plásticos).
Conforme pesquisa realizada em site do ‘’Ministério do Meio Ambiente’’, se volta atenção sobre o enorme impacto ambiental causado pelos sacos plásticos que tem como destino o lixo. O acúmulo de sacos plásticos por serem descartáveis, são facilmente desprezados nos mais diversos ambientes.
O plástico, no caso os sacos plásticos  deixam mais sujas as cidades, florestas e oceanos, além de acumularem água das chuvas e servindo de berçário para mosquitos. Porém, o grande vilão do meio ambiente não é o saco plástico e sim seu consumo excessivo pelo homem.
Portanto, esta em nossas mãos diminuir esse impacto mudando hábitos que nos acompanham a muitos anos. Uma das alternativas é carregar as compras em sacolas retornáveis ou caixas de papelão que em várias lojas já são oferecidas.
Esta atitude chama-se consumo consciente e tende a colaborar com o meio ambiente e consequentemente com a vida de todos os seres deste planeta.  

Alunos: Lucas Amaral
              Luiane dos Santos
              Luiz Felipe Ferreira
              Marcelo Pereira
              Mariane Góes
              Ricardo Tavares
              Taynara Alves
              Viviane dos Santos
              Wendell Amaral
              William Santos









Nenhum comentário:

Postar um comentário