sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Um olhar sobre o lixão



No dia 18 de agosto às 14h, alunos da Escola ´´São José``  foram até o lixão da cidade. Essa excursão faz parte de uma das atividades do Projeto ´´Sacolas Retornáveis`` coordenado pelo Prof. Sávio, que também faz do programa do Governo chamado ´´Jovem de Futuro``,cujo seu objetivo é levar o aluno a refletir sobre algumas de suas ações no meio ambiente, o quanto elas podem ser prejudiciais e como reverter essa situação.
    Diz uma aluna que estava presente no lixão:
  -Ao chegar lá, pude perceber o quanto o lixo é prejudicial ao meio ambiente, havia muita fumaça causada pela queima de lixo que lá era feita,o odor era insuportável, por conta disso o Prof. Sávio distribuiu mascaras descartáveis para todos seus alunos, mas o que não pude deixar de perceber era a quantia absurda de sacolas plásticas  despejadas por todo lado, (sacolas que demoram mais de 500 anos para se decompor na natureza).
     Todos os dias são despejadas toneladas de lixo no lixão, e em meio a toneladas de lixo estimasse que haja mais de 10.000 sacos plásticos.
     No dia 01 de agosto entrou em vigor uma lei proibindo que lixões a céu aberto continuassem funcionando, todas as cidades do país teriam que substituir os lixões a céu aberto por Aterros Sanitários, algo que esta bem longe de acontecer em nossa cidade.Sendo que as prefeituras que não aderissem ao Aterro Sanitário e mantivessem seus lixões funcionando  seriam multadas.
      O lixo não só polui o solo contaminando os lençóis freáticos mas também polui o ar que respiramos. As pessoas que moram perto do lixão correm um risco imenso de contrair doenças, e não é só elas,pessoas que moram longe do lixão também estão expostas ao risco de contrair doenças, como por exemplo através do ar.
Alunos:
Leticia Vasconcelos/Marlon Azevedo/Matheus Camargo/Nathalya Alves/Nayra Quetlen/Onandeson Barbosa/Paulo Vitor/Pedro da Gama/Rafaela Amaral
Rebeca Lais/Rosenildo Mateus/Samara Sampaio/Tarcio Alexandre/Thais Rufino/Ygor Luis.













2 comentários:

  1. É realmente triste a situação da nossa cidade,mas podemos mudar essa situação.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns para o Prof. Sávio pela iniciativa e para nós alunos por contribuirmos com esse projeto!!!

    ResponderExcluir