sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Excursão de Conscientização



No dia 18 de agosto de 2014, as turmas de 2º ano – 201 a 207 – da Escola Estadual de Ensino Médio São José, foram levadas a conhecer o estado deprimente do Lixão Municipal de Óbidos. Essa façanha deve-se ao professor Sávio Ricarte, que era o responsável pelos alunos, em prol de um projeto chamado “Sacolas Retornáveis”, que é um projeto com o objetivo de conscientizar as pessoas a respeito do uso e despejo de sacolas plásticas em Óbidos e também no planeta Terra.
Ao chegarmos ao Lixão, percebeu-se o quão grave e séria está a situação do Lixão.
Os alunos depararam-se com diversos tipos de detritos. Lixo hospitalar e doméstico encontrados no mesmo local, sendo que o lixo hospitalar deveria ser despejado em um local mais adequado, e não em qualquer lugar, já que o mesmo pode transmitir diversos tipos de doenças, restos mortais de animais também foram encontrados; lixo sendo queimado, e, para variar, a fumaça que sai é ainda mais prejudicial ao meio ambiente; observamos pessoas descartando mais lixo; no entanto, o que mais impressionou-nos foi a vasta quantidade de sacolas plásticas jogadas em todos os cantos do Lixão, sendo que elas são as mais prejudiciais ao meio ambiente, por conter petróleo e levar séculos para se decompor.
Portanto, as imagens presenciadas pelos alunos assustariam à qualquer pessoa , caso a mesma tivesse observado de perto o estado deplorável dessa parte de Óbidos. Esse engajamento dos alunos da Escola São José fez com que saíssem um pouco da zona de conforto e “ignorância” e entrassem sorrateiramente na realidade insana do mundo, tendo em mente a importância de transformar essa realidade em algo melhor para as gerações futuras.

Alunos da Turmas 203 (Turno: matutino)
Jhonata Willian;                   Josiane Silva;                       Juliana Evelyn;
Larissa Thais;                       Lucas Vieira;                        Márcio Felipe;
Rodrigo Souza;                    Sabrina Oliveira;                  Sara Maria;

Taiana Nunes.










 


Nenhum comentário:

Postar um comentário